segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ANÁLISE DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS
                                           PAPEL DESEMPENHADO PELOS                                   MOVIMENTOS AUTÁRQUICOS INDEPENDENTES
 RESULTADOS OBTIDOS E CONSTRANGIMENTOS

O Movimento de Independentes “Juntos por Aveiro” concorreu às últimas eleições autárquicas em Aveiro.
Foi uma experiência extraordinária partilhar esses tempos com um grupo de pessoas que só estiveram unidas por um projecto e já não pela pertença a Partidos. Aqueles que não precisaram do suporte das máquinas partidárias para irem para a rua defender as suas convicções. Aqueles que se dispuseram a correr o risco de escolher uma candidatura que os outros quiseram apresentar como inevitavelmente condenada ao insucesso. Porque não havia dinheiro. Porque não se andou a distribuir dinheiro antes por aquelas pessoas que acham que fazem opinião. Porque não houve cartazes gigantes espalhados pela cidade toda. Nem panfletos brilhantes e de muitas cores em todas as caixas de correio. Porque não contámos com o quadradinho com os símbolos dos partidos no boletim de voto.
Disputámos uma campanha eleitoral em condições absolutamente desiguais, em Aveiro passámos a ser 3ª força politica, com representações na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e vencemos numa Freguesia. Nas outras 9 Freguesias temos eleitos em 7 Freguesias.
Em Aveiro, comparando com 2009, todos os Partidos perderam votos, os “Independentes” são uma realidade (CM – 3.480, AM – 3.545) aumentou a abstenção (51,05%).
Passado praticamente 1 mês o nosso Movimento continua ativo, reunindo regularmente, sendo opinião unânime que é importante reforçarmos laços com outros Movimentos, para cimentar a onda de esperança que criámos com o nosso aparecimento.
ESPERANÇA é a palavra chave do nosso movimento. Os Portugueses estão exaustos, cansados de tanta austeridade e não convencidos da necessidade de permanentes sacrifícios.  Por isso não acreditam nos Partidos, naturalmente quem ganhou foi a ABSTENÇÃO, como alguém dizia, transcrevo ...”Se a direita oferece desesperança, a esquerda merece irrelevância.”  
Chegou a hora dos Movimentos de Independentes e nós temos que corresponder a este desafio.
Em termos nacionais os Movimentos Independentes tiveram 6,9% dos votos, tornaram-se a 4ª força politica, o que não deixa de ser um bom indicador.
Não atingimos os números de outros movimentos idênticos na Europa – o P.Democrático Italiano (comed. Grillo) 25% dos votos nas legislat. 2013; Aliança dos Cidadãos Descontentes-Rep. Checa – 20% dos votos; o Partido das Pessoas Normais e Independentes, na Eslováquia foi a terceira força mais votada, nas legislativas de 2012 – mas a nossa participação preocupa profundamente os Partidos instalados, que tudo farão para dificultar a nossa instalação.
Na vizinha Espanha apareceu também agora a Red Ciudadana Partido X ,dizendo que o seu objectivo “é reiniciar a democracia onde os cidadãos sejam ouvidos e se tenham em conta as suas propostas. Não são de esquerda nem da direita e avisam que aqueles que são “puros” do ponto de vista ideológico, não vão estar confortáveis neste Partido. Pedem aos cidadãos que se façam responsáveis do que é seu, a vida politica de Espanha.”  
Meus Amigos:
É importante que nos organizemos e que independentemente de termos autonomia concelhia, tenhamos uma Coordenação nacional.
Estamos aqui, vindos de Aveiro, para trocar ideias e experiências convosco e reforçar um projeto que seja comum e motive os portugueses.


Tomar, 30 de Novembro de 2013

Carlos Manuel Silva Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário